Estória: crise, clímax e resolução
No decorrer da narrativa, o protagonista passa por diversas complicações, escolhas e situações que o moldam ou o revelam.
CRISE
Segundo Robert McKee, crise significa decisão. A crise deve ser um verdadeiro dilema — uma escolha entre irreconciliáveis, o menor dos males, como o personagem escolhe nos dá a visão mais penetrante do personagem profundo, a expressão suprema da sua humanidade, na crise, a força de vontade do protagonista é testada severamente, como sabemos da vida, tomar decisões é muito mais difícil do que agir. Frequentemente decidimos e começamos a agir, ficamos surpresos por sua relativa facilidade.
A CRISE DENTRO DO CLÍMAX
A ação do protagonista torna-se o evento consumado da estória, causando um clímax da estória, seja ele positivo ou negativo. Clímax construído ao redor de um ponto de virada é o mais satisfatório de todos. Levamos o protagonista por progressões que exaurem uma ação após a outra até que ele alcance o limite, pense que finalmente compreendeu seu mundo e sabe o que fazer em seu último esforço. A decisão da crise deve ser um momento estático deliberado.
O CLÍMAX
O clímax da estória é a quarta parte de uma estrutura em cinco partes. Essa reversão maior culminante não é necessariamente cheia de barulho e violência. Em vez disso, deve estar repleta de significado. Uma resolução nos valores, indo do negativo ao positivo ou do positivo ao negativo com ou sem ironia — um valor mudado em sua carga máxima que é absoluto e irreversível. O significado dessa mudança mexe com o coração do leitor/público. A ação que cria essa mudança deve ser clara, não exigindo explicações. Diálogos ou narração para explicá-la são redundantes. O clímax do seu último ato é seu grande salto imaginativo.
RESOLUÇÃO
A resolução é qualquer material deixado após o clímax e tem três usos possíveis. Primeiro, se a lógica da narrativa não deixar a oportunidade para uma subtrama atingir o clímax antes ou durante o clímax da trama central, ela precisará de uma cena própria no final. Um segundo uso para a resolução é mostrar o alastramento dos efeitos climáticos. O leitor/público, porém, sabe muitos personagens coadjuvantes cujas vidas serão mudadas pela ação climática.
BIBLIOGRAFIA:
Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. ROBERT MCKEE

Interessante!
ResponderExcluir