Arquitrama, minitrama e antitrama

 Imagem retirada do Unsplash



O design clássico é uma estória construída ao redor de um protagonista ativo, que luta contra as forças do antagonismo fundamentalmente externas para perseguir seu desejo em tempo contínuo, dentro de uma realidade ficcional consistente e causalmente conectada, levando-o a um final fechado com mudanças absolutas e irreversíveis.
Robert McKee, Story


      Imagine um triângulo e no topo dele está os princípios que constituem o design clássico da narrativa. E em cada design de narrativa existe uma trama. Trama é uma seleção necessária de eventos no sentido de todo estória tem uma trama.


Foto retirada da internet



      Segundo Robert McKee, existem três tipos de tramas: arquitrama, minitrama e antitrama. No topo do triângulo está a arquitrama que se adapta ao design clássico, o que significa que em uma arquitrama temos um único protagonista ativo, um final fechado, o tempo é de maneira linear e o conflito é externo. A estória é constituída ao redor de um único protagonista que luta contra as forças do antagonismo para conseguir o seu objetivo.


      No canto esquerdo do triângulo temos a minitrama, que utiliza de meios minimalistas para contar uma estória, temos multi-protagonistas, e geralmente o protagonista é passivo o que significa que o conflito dentro desta trama é interno, o escritor (a) começa a narrativa utilizando de elementos do design clássico, mas em seguida os reduz, a simplicidade e a economia precisam ser bem executada para que a estrutura ofereça uma boa estória.


      No canto direito do triângulo está a antitrama, aqui existem coincidências, o tempo não é linear e as realidades são inconsistentes, na antitrama os elementos do design clássico são revertidas, contradizendo as formas tradicionais de contar estória.


Comentários