Antes de sentar diante de uma página em branco do Word ou até mesmo pegar caneta e papel, é bem provável que você pare e pense: como devo começar?
Para escrever é preciso ler.
Antes de qualquer coisa, o escritor(a) precisa ser antes de tudo, um leitor(a). Além de ajudar no aumento do nosso vocabulário, a leitura ajuda a ter uma noção de como as narrativas são feitas. Ah! Mas não consigo formar o hábito de leitura, 20 páginas por dia é tudo que precisa para criar o hábito, você não é obrigado (a) a ler grandes escritores brasileiros, basta ler aquilo de que gosta. E lembre-se, não leia por obrigação, mas por amor.
Escreva todos os dias!
Talento literário não é suficiente.
Robert Mckee - Story
Quero muito escrever, mas nunca tenho tempo! Uma das coisas que aprendi: Você pode até encher páginas e mais páginas em um dia, pode escrever de forma alucinada, mas isso não significa que, o que está escrevendo é bom. No final, não importa a quantidade de palavras escritas por dia, o que realmente importa e que irá trazer benefícios para você como escritor(a), é escrever todos os dias. Siga seu ritmo, o seu tempo. Tente encontrar dentro de sua rotina uma hora ou até mesmo minutos para focar exclusivamente nisso, antes 80 ou 200 palavras do que nada!
Lembre-se: não existe recompensa sem esforço.
Afinal, como escrever o meu primeiro livro?
Tenha sempre em mente o que quer escrever. Não adianta preencher páginas e mais páginas sem saber o que quer falar, o que quer mostrar. As ideias surgem e você simplesmente escreve como se não houvesse amanhã. Particularmente, acredito que toda ideia, incluindo aquelas que surgem de forma repentina durante o banho, seja boa. Mas isso não significa que você deve correr para escrever.
Você precisa de apenas três coisas para escrever seu livro, que são:
1. Pesquisa.
Você teve uma ideia para um livro, mas ironicamente, não faz ideia de por onde começar. Pesquisa é a solução para todos os seus problemas. Não existe desculpa para não tirar 30 minutos ou até mesmo 1 hora de seu tempo para ir à biblioteca ou, uma solução mais rápida, usar a internet, onde somos constantemente bombardeados todos os dias com informações.
Informação é poder. A escrita do seu livro se tornara mais fácil e prática com conhecimento, não importa que tipo de história você esteja tentando escrever, ter boas informações fará com que o processo seja menos doloroso e... Escrever sobre o que se entende, irá fazer com que você não se perca escrevendo merda.
2. Planejamento e organização.
Quando estava escrevendo a crônica da bruxa: a reencarnação de Eva, peguei o hábito de criar o roteiro para cada capítulo que pretendia escrever. Planejava o que cada capítulo abordaria. Qual seria o comportamento dos personagens, sobre o que iriam conversar, mas acima de tudo, planejava os acontecimentos de toda a história. É muito importante ter controle absoluto sobre toda a sua obra. Dessa forma, você não sofrerá com o horroroso bloqueio criativo.
Um exemplo do roteiro que costumo fazer, antes de começar a escrever:
Capítulo 1: Anastácia está de volta a Node. Reencontro com o pai, ambos reagem de forma cordial. Internamente: Anastácia pode ter sentido muito a falta de seu pai, mas é uma figura que há muito se distanciou. Charles, por outro lado, sente muito a falta da filha, mas escolhe respeitar seu espaço.
Você não é obrigado(a) a seguir exatamente o mesmo roteiro ou qualquer outro a risca. Tudo que é obrigado(a) a seguir de fato: é um planejamento coerente ao que pretende escrever. Planejar sua história é não se prender a inspirações.
3. Escreva, revise e depois reescreva tudo.
Acredite ou não, algumas pessoas têm em mente que para se tornar escritor(a) é preciso ter talento, bem isso não é inteiramente verdade. 90% do trabalho é apenas esforço, e os outros 10% é pesquisa e estudo da técnica. Você se tornará escritor(a) se escrever todos os dias, e isso pode soar repetitivo, mas não existe outro jeito, o seu livro só sairá do papel se você escrever todos os dias. Não existe outro jeito! É preciso estar disposto a um trabalho árduo e constante. Um trabalho que exige alguns sacrifícios. Às vezes, você está com os seus melhores amigos e então lhe ocorre uma ideia, por mais idiota que possa parecer, aquilo martela em sua cabeça. E o conduz em direção a escrita. Seus amigos o/a chamam de louco(a) por passar tanto tempo perdido(a) em seu mundo, mas não existe uma forma de controlar, você precisa colocar aquelas palavras para fora. Todavia, com o tempo, escrever parece não ser apenas o suficiente, você começa a prestar atenção demais no texto, corta uma frase, edita outra, tira um ponto, acrescenta uma vírgula e é assim que se começa.
A jornada para se escrever um livro não é fácil, mas acredite em mim, é uma das melhores coisas que o ser humano pode fazer. E, provavelmente, você já acredita, caso contrário, não estaria tentando aprender sobre narrativa. A única forma de escrever o seu livro, é escrevendo todos os dias! Não existe mágica ou código, apenas a escrita acompanhada pela leitura.
Espero que você alcance seu objetivo e escreva o seu livro. E lembre-se que Stephen King foi recusado várias vezes, o sucesso irá surgir depois de fracassar várias vezes.

Comentários
Postar um comentário