Qual a função do diálogo na narrativa?

 diálogo na narrativa


 

Podemos dizer que o diálogo difere da conversação típica, mas que deve conseguir simulá-la com o objetivo sempre mover a história.    Diálogo desenvolve a história, o escritor(a) deve estar sempre preocupado em desenvolver sua história em fazer ela se mover. Sendo assim, a história não pode ficar parada sem nenhum evento significativo acontecendo. Cada diálogo deve ter como função avançar a narrativa e ao final de cada cena, devemos estar em uma situação diferente daquela de seu início. Por isso, os diálogos devem ter tensão e conflito, ação e reação, não é interessante um personagem que sempre concorda com o outro. Geralmente, é necessário encontrar um equilíbrio entre diálogo e narrativa, como as pessoas conversam de maneiras distintas, é através do tipo de fala, que podemos aprender sobre determinado personagem.

      O diálogo também pode revelar qual é o objetivo do personagem na história, geralmente de extrema importância par ao andamento da narrativa.

      Como tornar o diálogo mais natural?

  
     Exposição no diálogo o torna mecanizado e superficial. Uma boa dica de como tornar o diálogo mais natural é simplesmente ouvir a conversa alheia! Exatamente, ouvir a conversa de outras pessoas irá facilitar na hora de escrever os seus próprios diálogos, mas, além disso, é preciso prestar atenção na forma como as pessoas falam, se gesticulam ou não com as mãos, as pausas que fazem e se fazem pausas na hora de falar, se a oratória é boa, esse simples exercício irá ajudar você na hora de utilizar o diálogo para mostrar os seus personagens.

Comentários